sábado, 2 de março de 2013

Manuel Gírio e Ana Pereira homenageados pela Liga dos Amigos de Alenquer

 
 

A Liga dos Amigos de Alenquer prestou homenagem a duas personalidades que em épocas distintas deixaram a sua marca na cultura alenquerense. Manuel Gírio autor e encenador da segunda metade do século XX, e a actriz Ana Pereira nascida em meados do século XIX e que deu nome ao teatro instalado na sede da Liga dos Amigos de Alenquer.

O descerramento de uma placa com o nome do Teatro Ana Pereira, e a inauguração de uma exposição com parte do espólio de Manuel Gírio, e a leitura encenada de alguns dos seus textos, foram os principais momentos da cerimónia.

António Augusto foi um dos actores amadores revelados por Manuel Gírio, e uma das estrelas maiores das suas peças, a par de Maria Luísa e Carlos Cartaxo.

A leitura de alguns dos textos mais emblemáticos do autor, permitiu fazer uma viagem ao tempo em que a revista era uma arma apontada ao regime de Salazar, com as suas insinuações e trocadilhos. Uma arte que Manuel Girio dominava como poucos, como recordou António Augusto. (in site Rádio Voz de Alenquer, 2012)


2 comentários:

  1. Notícia Audio: http://www.radioalenquer.com/index.php?option=com_content&view=article&id=702:manuel-girio-e-ana-pereira-homenageados-pela-liga-dos-amigos-de-alenquer&catid=46:jornal&Itemid=88

    ResponderEliminar